loader image

Investindo em Renda Variável: Dicas para Iniciantes

Quer começar a investir em renda variável, mas não sabe o que fazer? Então, você está no lugar certo.

PUBLICIDADE



É muito comum ter dificuldade, principalmente devido ao fato de vivermos em um país com pouca cultura de investir em renda variável.

Todavia, é importante perceber que toda pessoa pode começar e que é preciso estudar para se sair bem em seus aportes. Nós vamos te dar algumas dicas para que você comece da forma mais correta, confira a seguir!

5 Dicas para Começar Investir em Renda Variável

Nós listamos dicas que são essenciais e funcionam como um passo a passo para quem quer começar, confira tudo e implemente para ter bons resultados:

1.      Tenha uma Reserva de Emergência

Jamais comece na renda variável sem ter uma reserva de emergência. Tendo em vista que, você terá problemas caso algo inesperado ocorra.

Gostaria de receber dicas financeiras e as últimas novidades?

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

Com a reserva de emergência você consegue contingenciar algum eventual problema que possa enfrentar durante sua rotina de investimentos.

Lembre-se que o dinheiro colocado em renda variável irá oscilar conforme a economia, podendo subir ou descer. Portanto, não é interessante vender na primeira oscilação para baixo.

PUBLICIDADE




Tendo uma reserva de emergência disponível você consegue evitar problemas caso precise de dinheiro para algo que não está previsto em seu orçamento.

Dessa forma, não precisará vender ativos que estão passando por um momento de depreciação, que são fases comuns.

2.      Abra uma Conta em Corretora Confiável

É preciso ter uma conta digital em fintech com uma boa corretora ou ainda, abrir uma conta em corretora que te ofereça um home broker para que possa começar a comprar seus ativos.

Tenha em mente que, quase todas as empresas cobram taxas. O ideal é trabalhar com empresas que cobram taxas mais baixas por cada transação e que ainda oferecem como resultado transações seguras.

Portanto, faça uma análise daquilo que é mais prático para a sua rotina, visando ter facilidade de fazer seus investimentos.

Se o processo é engessado, burocrático ou difícil, é natural que você acabe desistindo no meio do caminho. Algumas empresas como o Banco Inter oferecem uma plataforma bastante interessante.

3.      Tenha Consciência Sobre seu Perfil como Investidor

Algumas pessoas possuem o perfil mais conservador enquanto outras são mais arrojadas. Considerar isso é fundamental para que sua tomada de decisão seja sempre favorecida pela estratégia mais adequada.

PUBLICIDADE



Aproveite que a análise de perfil de investidor é gratuita e oferecida por muitas plataformas online, para fazer a sua.

Esse conhecimento é importante para que você escolha quais são os ativos nos quais irá investir seus recursos.

4.      Defina uma Estratégia e se Mantenha Firme Nela

Investir em renda variável não é sorte, jogo ou algo parecido! É preciso ter uma estratégia de acordo com o seu perfil como investidor e aproveitar para se manter firme.

Quem é mais arrojado pode fazer day trade, por exemplo. Aproveitando momentos de oscilação na bolsa para ganhar dinheiro no curtíssimo prazo.

Todavia, aqueles que são mais conservadores podem adotar uma carteira previdenciária. A sua estratégia deve ser traçada de acordo com o quanto de capital vai investir e também com a definição de qual é o seu perfil como investidor.

5.      Evite Ficar Olhando seu Home Broker

As oscilações são constantes ao longo do dia. Por isso, é muito comum que a pessoa se sinta ansiosa após começar investindo em renda variável e fica olhando centavo por centavo de variação.

Evite esse comportamento! Ele não trará nenhum resultado positivo. Abra mensalmente para analisar os resultados caso não esteja operando day trade.

Aproveite para identificar as oportunidades, onde investir e como aproveitar os rendimentos que são pagos em forma de dividendos e juro sobre capital próprio.

Começar Investindo em Renda Variável Requer Estudo e Dedicação

Muitas pessoas desistem da renda variável por não ter tempo de estudar e se dedicar para montar uma carteira rentável.

No entanto, se você encontrar 5 boas empresas e comprar mensalmente ações delas, é o suficiente.

Você poderá fazer uma nova análise da empresa a cada 6 meses ou um ano, para identificar se é hora de vender o ativo com lucro ou se é indicado continuar comprando as ações.

Afinal, é preciso encontrar momentos nos quais as ações estão com bons preços para que consiga ter uma boa rentabilidade.

De modo que, consiga ir aumentando o número de ações e com isso, ganhe não só na valorização como também tenha altos dividendos em sua remuneração. Aproveite para estudar, monte sua estratégia e carteira e comece a investir todos os meses.


Veja mais sobre:



Se gostou, compartilhe:
Miguel Jr

Miguel Jr

Publisher, escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real, amante e especialista em finanças pessoais e investimentos!