loader image

Independência Financeira Feminina: Como Assumir o Controle das Finanças

A independência financeira feminina está sendo cada vez mais buscada. Todavia, muitas mulheres estão percebendo que a independência financeira não reside em meramente sair de casa e ter um emprego.

PUBLICIDADE



Ter uma fonte de renda torna a mulher independente do pai ou do marido, mas não é suficiente para que ela seja verdadeiramente independente.

Afinal, se o empregador demite essa mulher, ela ficará sem fonte de renda e voltará a depender de terceiros. Pensando sobre isso, trouxemos algumas informações sobre independência financeira feminina, confira a seguir.

O que é a independência financeira feminina?

Independência financeira feminina é, literalmente, não depender de terceiros, seja um parente ou contratante.

Pensando nisso, a mulher precisa tomar algumas posturas para que consiga ter um bom resultado na gestão de seus recursos. De modo que, tenha a real capacidade de ser independente e possa alcançar qualidade de vida usufruindo de seus recursos.

Gostaria de receber dicas financeiras e as últimas novidades?

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

Confira algumas dicas que vão fazer a diferença para que você alcance bons resultados na gestão de seu salário e não dependa de terceiros:

1.      Gaste Sempre Menos do que Ganha

Um truque indispensável para quem sonha em alcançar a independência financeira feminina é gastar menos do que ganha.

PUBLICIDADE




Afinal, se todos os meses uma parcela de seu salário sobrar e é bem investida, aos poucos, você montará uma carteira de investimentos capaz de gerar renda passiva.

Aspecto que é interessante para que seja possível ter um bom retorno sobre seu capital, contribuindo para que alcance a independência.

2.      Invista em Si Mesma

Melhorar a sua formação, ter boa aparência, melhorar suas habilidades de comunicação, são alguns cuidados que vão fazer toda a diferença para que consiga ter um bom rendimento mensal.

Dessa forma, você terá como resultado a possibilidade de competir por aumento salarial, alcançando resultados expressivos a partir de investimentos que foram feitos em você mesma.

Investir na sua formação continuamente e trabalhar em prol de melhorar seu currículo é um cuidado que vai fazer diferença na sua autoestima e competitividade no mercado.

Portanto, quem busca alcançar a independência financeira feminina a partir de um bom salário e mantendo uma boa qualidade de vida enquanto investe, deve focar em melhorar a si mesma.

Parte do seu capital mensal sempre deve ser destinado para bons cursos e boas capacitações e não apenas para aportar em investimentos.

PUBLICIDADE



3.      Tenha Sempre uma Reserva de Emergência para sua Independência Financeira Feminina

Muitas mulheres enfrentam problemas ao perceberem que não foram capazes de guardar parte do dinheiro que ganhavam e acabaram ficando desempregadas.

Seja qual for o seu formato de trabalho, é importante ter uma reserva para emergências. Afinal, mesmo quem continua no emprego em cenários de crise pode acabar tendo que socorrer um parente ou lidar com outras emergências comuns.

Ter uma reserva de emergência te dará tranquilidade para aproveitar o capital conforme sua necessidade. Uma vez que, é possível receber uma multa, sofrer um acidente, ficar doente e ter qualquer outro tipo de gasto imprevisto ocorrendo na rotina.

Para esses imprevistos ter a reserva de emergência faz toda a diferença! Portanto, comece hoje mesmo a estudar para montar a sua.

4.      Pense Sempre no Longo Prazo

A independência financeira feminina não é uma meta de curto prazo. É necessário criar o hábito de investir e fazê-lo mensalmente para que você alcance resultados mais significativos.

Afinal, é necessário juntar um capital que seja capaz de cobrir seus custos de vida para que possa de fato alcançar a independência.

E para tal, é preciso tempo, disciplina e muita perseverança. Uma vez que, é comum ter medo ou pensar que não valerá a pena quando ainda está nos primeiros anos de aportes. Mas ao acumular um capital mais alto e ver a renda passiva acontecendo você vai se apaixonar pelos resultados.

Estude Sobre Investimentos e Comece a se Preparar

A independência financeira feminina depende diretamente da escolha de bons investimentos para que possa ter renda mensal dos ativos.

Existem vários tipos de ativos que pagam dividendos regularmente, como é o caso dos fundos imobiliários e ações.

Quando a mulher sonha com a independência financeira, se dedicar a aportar mensalmente nesses ativos ajudará a alcançar um resultado financeiro de excelência, melhorando significativamente sua qualidade de vida.

Afinal, com os investimentos mensais é possível alcançar seu objetivo em poucos anos, dependendo da sua disponibilidade de valor para os aportes.

Portanto, vale muito a pena estudar sobre finanças, poupar e investir. Aproveite as facilidades de corretoras e bancos digitais para investir com qualidade e alcançar seu sonho da independência financeira feminina.


Bom, se você chegou até aqui, parabéns… Significa que está realmente comprometido em adquirir mais conhecimento.

Recomendamos fortemente que navegue através de nossos artigos, no qual trabalhamos com muito cuidado e carinho. Garantimos momentos de leitura prazerosa e conhecimento acima da média, repassados em nossas categorias sobre:



Aproveite com moderação e um forte abraço.


Riquinho, você também pode gostar de ler alguns artigos que preparamos:

 

Se gostou, compartilhe:
Maria Chagas

Maria Chagas

Olá! Sou a Maria, uma redatora apaixonada por finanças, economia e investimentos. Como especialista nessas áreas, tenho enorme prazer em compartilhar meus conhecimentos com os leitores e auxiliá-los a atingir seus objetivos financeiros.