loader image

Filme Grande Demais para Quebrar – “Too Big to Fail”

Em 2008, a crise financeira global abalou os mercados e causou um impacto profundo na economia mundial.

O filme Grande Demais para Quebrar (Too Big to Fail, no título original) retrata os bastidores dessa crise.

Onde mostra os esforços de líderes políticos e empresariais para impedir que o sistema financeiro entrasse em colapso.

Dados do Filme

Lançado em 2011, o filme é baseado no livro homônimo de Andrew Ross Sorkin e foi dirigido por Curtis Hanson.

O elenco inclui nomes de peso como William Hurt, Paul Giamatti, James Woods e John Heard, todos interpretando personagens baseados em pessoas reais que estiveram envolvidas na crise financeira de 2008.

Os dados do filme são impressionantes. Com um orçamento estimado em US$ 13,5 milhões,  o filme Grande Demais para Quebrar arrecadou mais de US$ 4 milhões nas bilheterias e recebeu três indicações ao Emmy, incluindo Melhor Telefilme e Melhor Roteiro para um Telefilme.

Os acontecimentos

A trama do filme se passa em 2008, quando a crise financeira estava em seu auge. O então secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Henry Paulson (interpretado por William Hurt), lidera uma equipe de assessores e executivos de Wall Street.

Imediatamente, em uma tentativa desesperada de salvar as maiores instituições financeiras do país da falência. Paulson e sua equipe se encontram com líderes políticos e empresariais em uma série de reuniões tensas.

Dessa forma, negociando acordos complexos e fazendo escolhas difíceis em meio a uma situação cada vez mais incerta.

O filme retrata com precisão os eventos que levaram à crise financeira de 2008.

Logo, incluindo a explosão do mercado imobiliário e o aumento do número de empréstimos subprime (empréstimos de alto risco concedidos a pessoas com baixo crédito).

O enredo também mostra como os executivos de Wall Street criaram instrumentos financeiros complexos, como os CDOs (Collateralized Debt Obligations).

Ou seja, Obrigações de Dívida Garantida, que espalharam o risco por todo o sistema financeiro.

Conclusão

Concluindo que, Grande Demais para Quebrar é um filme que deve ser visto por todos aqueles que desejam entender melhor a crise financeira de 2008 e suas consequências.

Onde o filme apresenta uma narrativa envolvente e atuações excelentes, combinando drama e suspense em uma história que é, infelizmente, muito real.

Esperamos que tenha gostado de nossa breve análise…


Se você chegou até aqui, parabéns… Significa que está realmente comprometido(a) em adquirir mais conhecimento.

Recomendamos fortemente que navegue através de nossos artigos, no qual trabalhamos com muito cuidado e carinho. Veja mais sobre:

Aproveite com moderação e um forte abraço.